domingo, 24 de abril de 2016

Palestra no Congresso de Medicina Natural 2016, sobre ANTI-ENVELHECIMENTO - PARTE I.





Existem 2 instâncias estruturantes que definem a forma como o nosso organismo no seu todo funciona, quer fisica como mentalmente: O GENÓTIPO E O FENÓTIPO
  
SE O CORPO FOSSE UM LIVRO
O GENÓTIPO seria a linguagem com que o livro é escrito.
 Se  ao longo da vida tratarmos bem os nossos genes,  eles escrevem o livro corretamente e podemos passar muito bem os nossos 65, 70 anos…
 Mas se provocarmos ERROS DE ORTOGRAFIA E DE PONTUAÇÃO NO  LIVRO, então  sofreremos de fragilidades genéticas que, na presença de erros, têm um terreno facilitador para os expressar.
Perante o mesmo GENÓTIPO o organismo pode funcionar de maneiras diferentes, dependendo dos estímulos positivos ou negativos dos nossos comportamentos. O FENÓTIPO é, pois, o conjunto de características físicas e psicológicas que reflete a dinâmica entre as tendências genéticas e os hábitos de vida.


A forma como o nosso organismo funciona é eminentemente química.
100 triliões de células do nosso corpo produzem radicais livres impossíveis de controlar.
O Stress oxidativo pode ser minimizado  com uma alimentação, bons hábitos  e higiene de vida.
O declínio hormonal, que é um dos fatores que contribui para a inflamação e que agrava os efeitos do envelhecimento, pode ser reduzido pela alimentação rica em fitoestrogénios.

Fatores deletérios do envelhecimento são os que conduzem à inflamação sistémica ligeira, concomitante aos processos de envelhecimento: a hiperinsulinemia, a obesidade visceral e a disbiose intestinal.

O envelhecimento saudável é compatível com o conjunto de práticas saudáveis na forma como vivemos e reflete uma boa condição física e psicológica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário